A DIVISÃO DO MÉTODO REIKI
NÍVEL 1 – O DESPERTAR
O Reiki 1 também é chamado de Físico, já que a transmissão da energia Reiki se dá pelo contato físico através das mãos do Reikiano. As pessoas neste nível sintonizadas estão capacitadas a canalizar a Energia Primordial Cósmica pelas mãos, pelo simples fato de colocá-las sobre si próprios, animais e plantas. A energia Reiki não precisa da nossa aprovação para agir. Neste nível o iniciado aprende a canalizar a energia, sem o uso de símbolos.
NÍVEL 2 – A TRANSFORMAÇÃO
O Reiki 2 também é conhecido como mental, pois o iniciado trabalha problemas mentais e emocionais. O seminário de nível 2 desenvolve-se em um período semelhante ao do primeiro. Nessa ocasião o iniciado recebe 3 dos símbolos sagrados do Reiki (CKR, SHK, HSZSN), e aprende como usá-los. Os diferentes tipos de tratamentos dependem da combinação que se faz desses 3 símbolos.
NIVEL 3-A - A REALIZAÇÃO
Também conhecido como o grau do Mestre Interior ou Consciência. O iniciado recebe o símbolo do Mestrado (DKM, mestre de si) e será capaz de realizar na vida muitos dos seus desejos e sonhos. Essa iniciação não qualifica ainda o iniciado a ensinar o Método Reiki, sua utilização fica limitada ao uso pessoal. Também se desenvolve em um período semelhante ao dos primeiros dois níveis.
NIVEL 3-B - MESTRADO
O nível 3-B é o de Mestre de Reiki, também chamado de espiritual ou de professor. A pessoa que é sintonizada como Mestre de Reiki recebe os conhecimentos de como iniciar novos Reikianos. Essa iniciação não obriga ninguém a ensinar, e cada vez mais, as pessoas decidem fazer tal escolha dentro de uma visão de crescimento interior. Ao receber a iniciação de Mestrado, a pessoa assume o compromisso de transmitir o Método Reiki da forma como vem sendo feito desde o descobrimento.